Ranking dos países mais felizes




Cada ano, a ONU publica o Relatório Mundial da Felicidade, que analisa dados de pesquisas sobre satisfação com a vida, apoio social, liberdade e outros fatores que contribuem para a felicidade. O relatório mais recente, de 2023, mostrou que a Finlândia é o país mais feliz do mundo pelo sexto ano consecutivo. Outros países nórdicos, como Dinamarca, Islândia, Noruega e Suécia, também ficaram entre os primeiros colocados.

Mas o que torna esses países tão felizes? Existem vários fatores que contribuem para a felicidade dos habitantes desses países, incluindo:

  • Alto padrão de vida: Os países nórdicos têm um dos padrões de vida mais altos do mundo, com acesso universal a cuidados de saúde, educação e outras necessidades básicas.
  • Forte apoio social: As pessoas nos países nórdicos têm um forte senso de comunidade e apoiam uns aos outros. A confiança social é alta e as pessoas confiam nos seus vizinhos e no governo.
  • Liberdade e autonomia: Os países nórdicos são conhecidos pela sua liberdade e autonomia. As pessoas têm o direito de tomar as suas próprias decisões e viver as suas vidas como quiserem.
  • Igualdade: Os países nórdicos são muito iguais, com baixos níveis de desigualdade de rendimentos e oportunidades. Isto cria uma sociedade mais justa e inclusiva.

Embora não exista um único segredo para a felicidade, os países nórdicos mostram-nos que é possível criar sociedades felizes e prósperas. Ao investir no bem-estar dos seus cidadãos, estes países criaram um estilo de vida que promove a felicidade e o bem-estar.

Se está à procura de um lugar para viver uma vida mais feliz, talvez queira considerar a mudança para um país nórdico. Mas não se esqueça que a felicidade vem de dentro. Portanto, certifique-se de que tem uma forte rede de apoio, de que se sente livre para ser você mesmo e que tem acesso a coisas que o fazem feliz.